segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Santa Teresinha do Menino Jesus


Dia 15 de Outubro, dia de Santa Teresinha.

"É preciso que o Espírito Santo seja a vida do teu coração".


"... Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo do seu pai".

"É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus..."

"Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade..."

"Deus não me poderia inspirar desejos irrealizáveis, portanto, posso, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade"

"Em vez de me causar mal, levar-me à vaidade, os dons que Deus me prodigalizou (sem que Lhe tenha pedido) levam-me para Ele".

"Não prefiro nem morrer nem viver... O que o Bom Deus prefere e escolhe para mim, eis o que me agrada mais."

"Quero sofrer por amor e mesmo alegrar-me por amor".

"Sofrer é justamente o que me agrada da vida!"

"Jamais teria acreditado que fosse possível sofrer tanto! Jamais! Jamais! Não posso explicar isso senão pelos desejos ardentes que tenho tido de salvar almas"

"O Bom Deus dá-me coragem na proporção dos meus sofrimentos. Sinto que, no momento, não poderia suportar mais, mas não tenho medo, pois se Ele os aumentar, aumentará, ao mesmo tempo, minha coragem".
______________________________________,,________________________________________

A vocação Carmelita

No dia de Pentecostes de 1887, seis meses depois de sua conversão, Teresa comunica ao pai que quer entrar para o Carmelo. Mas tem apenas 14 anos! O pai abençoa sua vocação e a conduz ao bispo de Bayeux. O vigário da paróquia de Saint-Jacques, superior canônico do Carmelo, nem sequer aceitava falar de tamanha loucura. E é a este padre que Mons. Hugonin remete a questão de Teresa.

O Pai, que tanto gostava de peregrinações, resolveu levar Teresa a Roma e permitiu à filha falar de sua vocação ao Papa para conseguir autorização para ingressar no Carmelo aos 14 anos. Na audiência do Papa, a 20 de novembro de 1887, Teresa fez o seu pedido. Leão XIII deixa em outras mãos a decisão. Na realidade, quem tinha a chave de sua entrada para o Carmelo era Mons. Hugonin. Ele dissera que lhe daria a resposta por escrito. Começa para Teresa uma longa espera. A resposta chegou a 28 de dezembro: o bispo escreve à priora do Carmelo de Lisieux confiando-lhe a decisão. Madre Maria de Gonzaga comunica esta resposta a Teresa no dia 1º de janeiro, véspera dos seus quinze anos.

Noviça TeresaAs portas do Carmelo abrir-se-iam para Teresa na Segunda-feira, 9 de abril de 1888. No dia 10 de janeiro de 1889 recebe o hábito de carmelita. Ela acabara de completar dezesseis anos. Depois de um ano, a jovem religiosa poderá emitir os votos perpétuos. Em janeiro de 1890, alcançaria os exatos 17 anos exigidos pelas Constituições para o compromisso definitivo. Os superiores julgam mais prudente adiar: uma prolongação lhe é imposta.

A cerimônia de 10 de janeiro foi, para o Senhor Martin, “seu triunfo, sua última festa neste mundo”.

Na manhã do dia 24 de setembro de 1890 Teresa recebe o véu negro. Não há mais comunicação possível com seu pai, internado desde fevereiro de 1889. Porém, anos depois, uma surpresa: no dia 12 de maio de 1892, o tio Isidoro chega ao Carmelo trazendo o Sr. Luís Martin. Fora buscá-lo no manicômio de Caen. Num momento de lucidez, queria ver as filhas que, ao verem o pai "num mundo á parte" Manicomio, ficaram imensamente tristes: estava magro e pálido. Lúcido, nada dizia. Apenas ouvia. Quanto a Teresinha, teve apenas forças para rezar: “Muito obrigada, ó Deus, pelo bom pai que nos destes. Pudemos ver nele uma imagem do amor que tens por todos os homens”. Ao sair do seu mundo, o pai, apontando para o alto com o indicador, apenas conseguiu dizer uma palavra: “No céu”.

Quando Pcomunidade do Carmelo de Lisieuxaulina, Irmã Inês, foi eleita priora, resolveu nomear a ex-priora Madre Maria de Gonzaga como Mestra das Noviças. Teresinha foi nomeada sua ajudante. Além de ser ajudante de mestra, foi encarregada de pinturas, da confecção de imagens e das festas conventuais. Nessa ocasião estreou compondo versos e poesias.

Um comentário:

Teresinha Sanches de Baêna disse...

Bem.. fiz um erro,hoje é dia de Santa Teresa de Ávila e nõ de santa Teresinha do menino Jesus. Talvez mais á noite post sobre a sua vida vsto que agora não posso. De qualquer maneira deixo ficar este Post, é sempre com saber um bocadinho mais ;)